Tarefas Domésticas: Quando começar?

Alguns pais, tendenciosamente fazem tudo para os filhos, desde o momentos de seu nascimento. Claro! existe um período em que a criança não consegue executar as suas atividades, e necessita do auxílio de um cuidador para isto. Entretanto, existe um limite quando falamos em até quando esta criança deverá ser auxiliada em todos os aspectos, a começar pela alimentação.

Por volta dos 10 meses de idade (consultar pediatra), outros alimentos devem ser oferecidos à criança, neste momentos, os cuidados serão com o tamanho do alimento, e se há algum risco com caroços e sementes, além disso, a criança deve começar a tatear estes alimentos favorecendo o seu desenvolvimento, além de equilíbrio e noção espacial.

Muitos pais, veem isso como bagunça, ou sujeira, mas não imaginam o quanto essa bagunça auxilia no desenvolvimento motor…

Quando a criança começa a andar, e já fica sentadinha em sua cadeirinha, é hora de permitir que coma sozinha, com a mão, com a colher, virando o prato sobre a cabeça (tomara que não), mas, a criança precisa começar a ganhar independência e autonomia desde os primeiros anos. Procure fazer esta brincadeira no horário em que houver mais tempo e disponibilidade, mas, pelo menos uma vez por dia.

A partir dos 2 anos de idade, a criança já tem condições de arrumar os brinquedos, tirar o prato da mesa, guardar sapatos, colocar a roupa suja no cesto, limpar pequenas superfícies, especialmente se foi ela quem sujou, pegar frutas e legumes da fruteira (manter estes alimentos sempre limpos), colocar guardanapos na mesa e tirar a própria roupa, lembrando que: a criança não o fará de forma perfeita, mas é necessário permitir que ela faça, e na frente da criança, o que ela fez não deverá ser refeito, elogiar sempre que possível, sem excessos…

A partir dos 4 anos, a criança já possui condições para forrar a cama, separar a roupa e colocar na máquina (com supervisão) guardar roupas, ajudar a pôr a mesa, regar plantas e guardar parte da louça. Ainda assim, estas atividades não estarão ainda como parte da obrigação da criança, mas pelo menos uma vez por dia, adotar como uma rotina alguma atividade que a criança deverá fazer para contribuir com a dinâmica da casa.

Lavar louça, tirar o lixo, varrer, passar aspirador, lavar quintal, guardar compras, pendurar roupas (ainda no varal de chão) são atividades que as crianças a partir dos 6 anos de idade já começam a possuir habilidades e competência para realizar.

Aos 9 anos, as crianças começam a entrar um pouco mais na cozinha, preparando lanches rápidos e auxiliando com tarefas maiores, limpando móveis, cuidando de animais de estimação, trocando a roupa de cama, guardando e secando a louça, fazendo a lista do mercado… mas, lembrando que uma dessas atividades já devem estar no cotidiano da criança, mesmo que você tenha alguém em casa que ajude na limpeza como um empregado doméstico, estas tarefas são necessárias para a formação moral da criança, contribuído ainda com a valorização destes serviços.

A partir dos 12 anos, fase inicial da adolescência, eles já devem possuir maturação física e cognitiva para as demais tarefas como lavar banheiros, por a roupa para lavar, passar pano no chão, cuidar de irmãos mais novos, preparar pequenas refeições, fazer compras rápidas, separar contas para pagar e etc…

O mais importante com estas atividades está nos frutos que poderão ser colhidos adiante, estas crianças não sofrerão muito caso tenham que passar dias sozinho ou em companhia de outras pessoas, porque terão condições de se virar, além disso, poderão contribuir com os pais nas tarefas domésticas, compreendendo as reais necessidades da vida adulta!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s