Transtorno de humor

Em biologia, é dado o nome de humor para qualquer líquido do corpo humano. Para o senso comum, o humor é utilizado para denominar a comicidade de um sujeito, para a psicologia, o humor está muito mais relacionado ao comportamento, e que, levando em consideração estas alterações, isso pode ser caraterística de um transtorno. Vamos tentar organizar o texto de hoje com perguntas e respostas para que se torne mais didático, o que vocês acham desse novo formato?Transtorno-Bipolar

1-    O que são os transtornos de humor ?

Para caracterizar os transtornos de humor, é preciso entender o que é o humor. O humor significa a disposição do ânimo, dentro da psicologia consideramos uma atitude bondosa ou o contrário, algo grosseiro. Neste contexto, percebemos o transtorno de humor como algo em que o indivíduo não pode controlar. Assim, toda alteração na disposição do ânimo é considerado um transtorno de humor, como a depressão ou bipolaridade já mencionados em um post anterior, ainda assim, é necessário saber que existem outras classificações, isto porque, até antes de 1993, qualquer alteração de humor seria considerada como depressão ou episódio maníaco-depressivo, atualmente chamado de bipolar, entretanto, existem outros fatores capazes de alterar a condição de humor do indivíduo sem estar necessariamente nesta classificação citada acima.

2-    Quais os tipos de transtorno de humor?

bipolarO transtorno de humor pode ser do tipo inato; fisiológico, ou seja, determinadas deficiências na produção de substância cerebrais podem causar esta alteração, bem como, situações adversas, perda de um ente querido, perda do emprego, são situações que eventualmente alteraram o humor. De acordo com o CID 10 – Classificação Internacional de Doenças 10ª. Edição – os transtornos de humor estão descritos entre o F30 e F39, onde os tipos mais comuns são a depressão que pode ser: depressão maior; recorrente; mista… como também a distimia, que é um estado de humor irritado, e que, se sentem tristes na maior parte do tempo, sendo comum que estes indivíduos não sejam diagnosticados e, são considerados mal humorados; a bipolaridade; transtorno de personalidade borderline e ciclotimia que, consiste em um transtorno de humor semelhante a bipolaridade porém de forma mais branda e com alterações mais freqüentes entre os estados de distimia e euforia.

3-    Como se dá a forma de tratamento?54090-transtorno-bipolar-e-mau-humor-como-diferenciar

O tratamento para os transtornos de humor são semelhantes aos da depressão ou bipolaridade, levando em consideração que são transtornos que variam em grau, sendo necessária a avaliação para a melhor conduta terapêutica, ainda assim, a psicoterapia pode auxiliar consideravelmente nestes casos, favorecendo o autoconhecimento do indivíduo e auxiliando-o a restabelecer o controle adequado para as suas emoções, minimizando as oscilações de humor.

4-    Quais as principais diferenças entre os transtorno de humor?

transtorno_disruptivo_desregulação_humorAs diferenças principais estão ligadas diretamente ao período em que os ciclos de alternância se instalam e a intensidade quando ocorre. Nos casos depressivos, o humor não possui oscilação, mas há uma alteração no humor, estando ele depressivo, reduzido, diminuído, levando o sujeito a um estado de desânimo. Na bipolaridade, existe a oscilação polarizada, onde o indivíduo oscila de um estado de humor depressivo para o maníaco de forma rápida na transição, mas, geralmente permanece por mais de duas semanas em cada pólo. Na distimia a oscilação é quase que imperceptível, onde o sujeito permanece na maior parte dos dias com o humor “enrijecido”, mal humorado, e a ciclotimia que é aquela pessoa que rotulamos como “de lua”, ou seja, seu humor pode oscilar numa freqüência muito maior, sem que seja uma característica psicótica.

Vale ainda ressaltar que estas informações não dispensam uma avaliação profissional.

th

  • Fotos extraídas da internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s