Meditação

Young woman meditating at sunset . Sitting in lotus position outdoors . Dusk.

Além da minha atuação na prática clínica como psicóloga, sou praticante de meditação. Minha iniciação na meditação aconteceu por intermédio da Meditação Cristã, após alguns estudos, comecei a praticar a meditação Mindfulness, ou Atenção Plena. A diferença entre essas práticas consiste basicamente em sua crença, de qualquer forma, qualquer prática meditativa possui a mesma finalidade.

Importante ressaltar alguns benefícios da meditação comprovados cientificamente:

  • Redução do estresse;
  • Reduz ansiedade;
  • Melhora a função imunológica;
  • Reduz a probabilidade de sintomas depressivos;
  • Ajuda na qualidade do sono;
  • Melhora a atenção;
  • Reduz a velocidade e organiza os pensamentos;
  • Ajuda na memória recente e passada;
  • Promove o bem estar psicológico;
  • Promoção das emoções positivas;
  • Melhora no equilíbrio da pressão arterial…

Além de outros benefícios ja comprovados e outros em estudos, mas, só por estes já vale a pena tentar.

Inicialmente, a meditação parece algo distante, impossível, ou até mesmo chato. Porém, ela está muito mais próxima de uma especie de atividade física, você demora a começar, mas quando começa a perceber os benefícios, não quer mais parar. A vantagem é que você não precisa de equipamentos ou aparelhos, só precisa mesmo de coragem para começar.

O tempo pode ser um problema, mas, pode-se começar com um tempo mínimo, quem sabe um minuto? Percebeu que um minuto é muito tranquilo, aumente para 2 minutos por dia, em dois tempos do dia, ao acordar e antes de dormir. O tempo ideal é de 20 minutos nesses dois tempos, mas, se fizer 10 minutos é melhor que tempo algum, concordam?

O local deve ser confortável e silencioso, evite interrupções de telefone, então, coloque um cronometro para que não precise ficar olhando o tempo a todo instante. Assim, sente-se no chão, ou numa cadeira, a coluna deve estar ereta, para isso, o joelho deve estar posicionado abaixo da cintura, mesmo que você esteja sentado no chão, na posição de lótus ou semi-lótus como nas fotos.

Como meditar? Simples. Sente-se com a coluna ereta, silencie e respire pausadamente… Você pode prestar atenção na respiração, contar os 4 segundos para inspirar e 6 para expirar ou, pensar em um mantra (palavra positiva que serve de âncora) essa palavra pode estar ligado a sua crença religiosa, pode ser uma frase ou somente uma palavra.

No mindfulness você exercita sua atenção dividindo os sons em parte (essa é uma das formas), ou seja, em uma música instrumental você separa um único instrumento e foca neste, depois, atenta somente para a sua respiração, ou foca nas batidas do coração, sempre de forma pausada e com tranquilidade.

E então, vamos começar? Caso precise de ajuda ou não se sinta confortável em começar sozinho, posso tentar ajudar. Entre em contato através do e-mail sarahlopes79@hotmail.com ou através do direct no insta @sarahlopespsicologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s